Conheça-me

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Uma pessoa entre tantas,uma mulher,uma flor no meio de muitas uma estrela à decifrar.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

" A dor da carne não transcede a alma"


Ao saber que fora acometida pelo câncer de mama pensei:sou apenas mais uma das tantas mulheres que vestem a camiseta da campanha,a diferença é que umas estão do lado direito,outras do lado esquerdo.A minha intuição não falhara.Não foi uma surpresa muito menos uma decepção ou um choque,sem questionamentos aceitei e me conformei,ou,me conformei e aceitei.Mas nós mulheres quando nos deparamos com uma situação que meche com nossa vaidade nos desesperamos,nos escabelamos ou então,a mais singela de todas as manifestações choramos,sim,porque somos sensíveis,somos seres expostos à natureza divina.Meus momentos cruciais,não sei se posso chama-los assim,foram:a confirmação do exame que complementara a biópsia já suspeita,a notícia da mastectomia e a tomada de consciência da caminhada a ser seguida.Ter o câncer não me é assustador,sei que não é um bicho de sete cabeças,mas não deixa de ser a cuca,é um inimigo devastador,exterminador que assola o ser humano,muitas vezes deixando o sem reservas o suficiente para liquida-lo.Diante desse desafio resolvi seguir minha vida normal,decidi que não sofreria por antecipação,constatei que tudo o que estava acontecendo e o que viria a acontecer de nada alteraria se eu mudasse minha postura ou não,surpreendi-me com tal atitude.Me senti capaz de conviver com a idéia na expectativa da transformação que ocorreria.A cada dia que passa é menos um dia,que eu passo a contar regressivamente,é menos um dia que falta para que eu comece a travar uma luta contra àquele que levará parte de mim,sim,ele levará,o que não me servirá mais,me fará sofrer,me deixará em pedaços,mas eu quero,eu vou encontra-lo forte,em paz e com fé,curvarei-me diante da agonia,a dor não me será indiferente,passarei pelos espinhos,derramarei lágrimas se sentir vontade,pois elas purificarão minha alma,transformando-se em anti corpos a me proteger,e eu continuarei forte.Ter hoje câncer me remete ao antes,ao durante e ao depois.Ainda que durante,eu morra simbólicamente,eu me retraia a um abismo de frustrações eu expurgarei todas as dores e renascerei,regenerarei-me.Agora já está pertinho de tudo de fato começar e é longo o percurso,a sensação que tenho por estar inteira é boa,mas sei que é mera ilusão.No começo gostaria de acordar e pensar que era um sonho,hoje,não quero esquecer,quero é lembrar sempre só assim posso ir me planejando,me reinventando,vou experimentar uma outra forma de viver.Ao câncer eu digo minha fé me conduzirá.Eu só peço a Deus que ao estar na ante sala da sala cirúrgica ele segure em minha mão me leve a deitar em verdes pastos e guia-me mansamente em águas trânquilas,refrigerando minha alma e ungindo minha cabeça de óleo.Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum,porque ele estará comigo e a sua vara e o seu cajado me consolarão,porque a morte não irá me encontrar sem antes eu ter feito tudo que eu ainda tenho a fazer.

3 comentários:

Beti Timm disse...

Só tenho que te dizer o quanto és uma gurreira,mostrando sempre uma lição de vida. E ainda no meio de toda esta tempestado consegues emprestar teu apoio a quem precisa.Estás sempre ao meu lado com tua luz.Beijos iluminados

Jens disse...

Oi Cris.
Creia, tudo vai dar certo, tudo, tudo vai dar pé.
Admiro a tua coragem diante da adversidade.
Admiro a tua determinação em se reinventar, sabendo que para seguir em frente é necessário uma nova visão ao encarar a vida, uma postura mais agressiva, decidida, confiante de que Deus existe, é bom e está sempre presente para os filhos que merecem, como você.
Neste processo, o medo faz parte, mas, mais forte ainda, a esperança também.
Receba o meu carinho, apoio e solidariedade.
Tudo vai dar certo.
Um beijo, um abraço, um afago.
A estrela vive e vibra.
Arriba!!!

Loba disse...

Cris, sou amiga da Beti e do Jens e agora espero tb ser sua amiga.
Qdo vim, já sabia que vc estava passando por um momento dificil, mas não pensei encontrar alguém tão consciente, tão inteira apesar da dor, apesar da iminência de uma cirurgia, apesar da ameaça de uma mutilação. Sou mulher e sei bem o custo emocional de se perder um seio. Não apenas pela estética, mas por toda significação que ele traz.
Mas minha querida, vc bem sabe que esta será um pequena perda frente à imensidão de uma vida. E reinventar-se a cada dia é o caminho para fazer com que a vida valha sempre a pena.
Sei que há dias em que as forças nos abandonam, mas sei tb que guerreiras, como vc, sabem buscá-las onde estiverem.
E é o que te desejo. Que saibas se reinventar todos os dias. E que todos os dias sejam de esperançae muita fé.
Tenho certeza que vai dar tudo certo. Pq vc quer que seja assim e assim será!
Um grande beijo.